Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
17/11/2018

Tira as sandálias de teus pés - Pr. Pedro R. Artigas

Tira as sandálias de teus pés - Pr. Pedro R. Artigas

Tira as sandálias de teus pés

Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

 

O livro de Êxodo em seu capítulo 3 nos traz a segunda etapa de 40 anos da vida de Moisés. O treinamento para torná-lo mais humilde estava completo, vindo assim a chamada para um serviço muito especial.

O príncipe tornara-se um pastor, e essa transformação foi importante na vida de Moisés, ele deixa o fausto do palácio de Faraó, e vai morar junto a família de Jetro onde se casa. Esse morar na casa de Jetro tem um agente motivador muito grande da parte de Deus. Se em seus primeiros 40 anos ele aprendeu as leis e como liderar o povo, agora ele é treinado por Deus para ter em primeiro lugar intimidade com Ele. Agora Moisés vai aprender a ouvir Deus, e a ter momentos a sós para adoração e aprendizado das coisas inerentes para levar o povo em direção à terra prometida.

É chegado o momento de concluir o treinamento, e Deus chama Moisés para conversar, e Deus se demonstra no meio de um pequeno arbusto, chamado de sarça, ou para nós aqui de vassourinha do campo, e por intermédio dela chama a atenção agora do novo Moisés, mesmo aos 80 anos. Parte desse treinamento desenvolveu em Moisés a mansidão e a humildade, também a não confiar em sua própria capacidade, fatores importantes para quem deseja servir ao Senhor.

Uma das coisas aprendidas é a reverência diante de Deus. Não devemos nos aproximar d’Ele por mera curiosidade, ele é chamado a tirar suas sandálias. Ao tirar suas sandálias ele reconhece que Deus é o Senhor e ele o servo. Também que para entrar no sagrado lugar de Deus temos que estar totalmente despido de nossa arrogância e soberba.

Ele não é mais o príncipe do Egito, mas o pastor treinado com as ovelhas e que agora vai levar todo o povo para a nova terra. É preciso conscientizar-se dessa nova função. Deus se apresenta a ele como sendo o Deus do agora, não de antes ou do depois, mas o Eu sou. Ele sabe que Moisés está pronto para a nova missão, Ele conhece o coração de Moisés. Mas ainda faltam alguns ensinamentos, e o Deus os dá agora quando pergunta o que ele tinha na mão e Moisés responde que era seu cajado, e Deus manda que ele jogue ao chão, e a vara se transforma em uma serpente, fica a pergunta por que Deus fez isto? Para mostrar que aquela vara é como o homem nas mãos do Senhor, a vara nas mãos do pastor é instrumento útil, assim como o homem, nas mãos de Deus ele é útil para todas as coisas, na igreja, na sociedade, mas caído ao chão ele passa a ser instrumento do mal, deixa de ser benéfico para se transformar em maléfico.

Depois um segundo passo no final de treinamento, ele manda que Moisés coloque sua mão ao peito, e quando a retira ela está branca de lepra, essa doença simboliza o pecado, e ao por sua mão ao peito, representa agir com o coração, em Jeremias capítulo 17, versículo 9 temos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Nas coisas espirituais não podemos agir por sentimento, precisamos agir com o nosso entendimento (inteligência),  quando Jesus é perguntado quais seriam os mandamentos mais importantes, Ele no evangelho de Marcos capítulo 12, versículo 30: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”. Pois ao amarmos a Deus com nosso entendimento estaremos servindo-o com convicção e devoção e nada nos separará d’Ele.

Se queremos ser usados por Deus, precisamos estar prontos e treinados para o projeto que Ele tem para as nossas vidas, e se estudarmos com mais cuidado esse treinamento de Moisés, seremos um instrumento usado por Deus sempre. Shalom.

 

Fonte: Tira as sandálias de teus pés - Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal