Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
28/07/2018

Sou ateu. De que Deus? - Pr. Pedro R. Artigas

Sou ateu. De que Deus? - Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

Muitas vezes ouço essa expressão, sou ateu e pronto. Em algumas oportunidades ouvi e fiquei quieto, mas com uma vontade imensa de perguntar de qual Deus você é ateu? Porque as pessoas para fugir de uma conversa mais profunda a respeito da fé preferem proclamar que são ateus, mas seriam somente descrentes do Deus dos cristãos, ou de todos os deuses do mundo?

Sim, se imaginarmos por exemplo que somente na Índia existem mais de 1500 deuses, sem contarmos com as diversas representações de Budas, onde cada um é um Deus separado, nos Deuses de origem africana, enfim temos no mundo uma variedade muito grande de deuses.

Isso sem nos darmos conta também dos deuses antigos gregos, romanos, e daqueles que constam do texto bíblico no Antigo Testamento. Ou dos deuses atuais que são adorados e cultuados mesmo não sendo deuses verdadeiros, por exemplo o santo daime, que é o chá de ahyausca. Ou de alguns homens e mulheres que procuram se passar por deuses e fundam suas próprias religiões, e atraem milhares de seguidores. Vide as religiões do centro-oeste brasileiro.

Então a pergunta que faço no título tem razão de ser. Se for ateu só para encerrar uma conversa a respeito da fé e da maneira de se viver é melhor considerar e estudar um pouco a doutrina bíblica. Se for ateu por estar com raiva de Deus por não ter tudo de material que gostaria de ter, também aconselho a rever suas posições. Na Bíblia na Carta aos Romanos no capítulo 2, versículos de 11 a 13 o escritor nos diz: “…Porquanto em Deus não existe parcialidade alguma. 

Pois todos os que sem a Lei pecaram, sem a Lei também perecerão; e todos os que pecarem sob a Lei, pela Lei serão julgados.  Pois, diante de Deus, não são os que simplesmente ouvem a Lei considerados justos; mas sim, os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos”. Ora, aqui temos o seguinte, todos nós seremos julgados pelo Deus Poderoso, Criador de todas as coisas, acreditemos ou não. Todos os outros deuses não terão como julgar seus fiéis pois eles também estarão sob o julgamento de Deus, não quero ser absolutista ou pretencioso ou qualquer outro adjetivo, mas todos os deuses da terra são sujeitos ao Criador, todos são criatura, queiramos acreditar ou não.

Se for ateu no sentido filosófico do termo, “Ateu é quem não crê em Deus ou em qualquer "ser superior". A palavra tem origem no grego “atheos” que significa “sem Deus, que nega e abandona os deuses”. É formado pela partícula de negação “a” juntamente com o radical “theos” (deus)”.  Mesmo esses serão julgados pelo Criador, pois impuseram para si leis de comportamento e socialização e por essas leis suas, serão julgados. Ainda na carta aos Romanos no capítulo 2, versículos 14 e 15 temos: “De fato, quando os gentios que não têm Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, muito embora não possuam a Lei.Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”.
E Tiago em sua carta no capítulo 2, versículo 10 diz: Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente”. E no livro de Apocalipse, capítulo 20, versículo 12, diz: “Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono e alguns livros foram abertos. Então, abriu-se um outro livro, o Livro da Vida, e os mortos foram julgados pelas observações que estavam registradas nos livros, de acordo com as suas obras realizadas”. Ou seja, pode-se ser ateu, mas deve-se ter a responsabilidade de saber que será julgado pelas suas próprias leis e considerações feitas ao longo de sua vida. Ninguém ficará impune, ninguém sem julgamento. 

Pode-se também se ter raiva de Deus, como podemos ter raiva de uma pessoa, mas sabemos que mesmo dentro de nossa raiva seremos submetidos ao julgamento do Criador, então eu pergunto, não é mais fácil ser fiel a Deus? E buscar através do arrependimento nossa posição dentro de seu Reino, do que fazer nossas próprias leis, e esquecermos de como as fizemos e incorrer em erros que nos serão apresentados no momento do julgamento? Sinceramente eu prefiro seguir as leis e as ordenanças deixadas por Deus para nossa caminhada do que fazer uma trilha que posso esquecer como a fiz e assim ser condenado sem possibilidade de ainda hoje pedir perdão e ser perdoado, e não ter mais sobre mim como diz um antigo hino o duro glaudio da lei, ou em outras palavras o pesado chicote da lei. Pensemos nisso antes de proclamarmos que somos ateus. Shalon.

 

PUBLICIDADE

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal