Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

25/09/2017

UEM CRG Divulgação do Curso para Vestibular em Licenciatura Plena em Ciências

UEM CRG  Divulgação do Curso para Vestibular em  Licenciatura Plena em Ciências

Com a sistematização da disciplina de Ciências Naturais, no Brasil, ocorreram iniciativas de formação de docentes para essa área de conhecimento condizente à novas necessidades educativas. É proveniente desse movimento o empenho da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional de Goioerê (CRG), que ofereceu o curso de Licenciatura Plena em Ciências (LPC), cuja proposta representa avanços teórico-metodológicos que permeiam a integração curricular e a interdisciplinaridade.

Este Curso representou um movimento em prol do ensino de Ciências. Foram muitas as iniciativas, como o Centro de Ciências do Paraná, a CAPES, e a disponibilidade da UEM, que ofereceu o acesso à extensão universitária. À época, ocorreu a participação do CNPQ e do Núcleo Interdisciplinar para Melhoria do Ensino de Ciências da UNICAMP. Dessas iniciativas resulta o Núcleo de Desenvolvimento Regional de Goioerê que criou o Campus Regional de Goioerê (CRG) – UEM, assim como da proposta do Curso da LPC. Este Curso foi assessorado por professores da UNICAMP e pelo educador Paulo Freire.

Um dos propósitos do Curso foi a valorização dos acadêmicos para atuarem como agentes de transformação social, por meio de uma relação dialógica entre os diferentes campos do conhecimento. O projeto procurou atender à formação humana que incorporasse o compromisso de preparar professores de Ciências Naturais, subsidiados pela integração curricular.

Hoje, como resultado dos 25 anos de oferta desse Curso, contamos com 357 egressos. A partir de uma pesquisa encaminhada no início do ano de 2017 constatamos que a grande maioria vem atuando na Rede de Ensino, seja com vínculo municipal, estadual ou mesmo federal na educação básica e em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Salientamos que a formação de docentes de Ciências Naturais se faz necessária em um contexto que demanda, cada vez mais, por indivíduos que estejam comprometidos com a formação humana. Aqui registramos nosso apreço ao encaminhamento dado por esse Curso que buscou a superação do conhecimento fechado em si mesmo.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

UEM CRG  Divulgação do Curso para Vestibular em  Licenciatura Plena em Ciências
UEM CRG  Divulgação do Curso para Vestibular em  Licenciatura Plena em Ciências
UEM CRG  Divulgação do Curso para Vestibular em  Licenciatura Plena em Ciências

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal